02 abril 2011

na lenha

- Mãe. A vovó me disse que você cozinha muito bem. Pode cozinhar pra miiiimmm...

Bastou este pedido da Lola para que eu arrumasse tempo, deixasse a preguiça de lado e tornasse rotina reunir a família aos sábados em volta do fogão à lenha. Cozinhar para 2 crianças (muitas vezes 5, incluindo meus 3 sobrinhos) e 1 adolescente não é fácil, pois crianças são seletivas. Mas aos pouquinhos vou conseguindo introduzir novos sabores a tantos paladares.

Compartilho com vocês alguns destes deliciosos pratos. Comida caseira, simples, culinária brasileira. Momentos deliciosos e algumas receitinhas para vocês.



Frango caipira, assado no forno, dividindo o mesmo tabuleiro com batatas, cebolas e uma cabeça de alho. Depois, tudo cuidadosamente arrumado no panelão de ferro e servido, com galinhos de alecrim para incrementar o perfume. DELÍCIA !!!


Feijão branco com inhame. É só descascar o inhame e cozinhar junto com o feijão. Quando pronto, tirar da panela e amassar com garfo para voltar para a panela como purê. É nutritivo, deixa o feijão cremoso e as crianças mais alimentadas.


Batata cozida na água e no sal, posta em panela de barro e regada com um grosso fio de azeite e raminhos de alecrim. Abafada e repousando na brasa, fez um sucesso quando destampada na mesa.



Coxa e sobrecoxa assada no forno (sim, eu evito ao máximo dar frituras as crianças), com tomilho incorporado no tempero.


Batatas fritas. Sem comentários. Aqui só pode comer sábado ou domingo. Assim como tomar refrigerantes.


Molho pesto italiano, que eu adoro fazer para comer com massas ou molho. Receita testada e aprovada, também vale conferir estas de pesto de beterraba e pesto de sálvia.



Peça inteira de alcatra deitada em um fundo de azeite fervendo na panela de ferro. Bem limpinha e temperada, o segredo e mexer o mínimo na carne, para evitar endurecer. É só ir virando de lado. Para servir batatas cozidas e machucadas com folhas de majericão.


Aproveitando a lenha, hora de usar o forno.


A beringela fatiada ficou uma hora no forno, e você pode acompanhar a receita da deliciosa pasta aqui.


Meus tomates secos já são tradição por aqui. Estes da foto eu temperei com salsa desidratada.


Hora da sobremesa, aliás receita que vocês já conhecem: cupcake caseiro com molho de chocolate.




E o Zé, que mesmo passando o dia inteiro tomando banho de mangueira no quintal comeu tudo e ainda repetiu!


+ + +
Para quem já está no ritmo da Páscoa, não deixa de conferir estas lindas embalagens vintage para os docinhos, estes coelhinhos para colorir e uma linda família para enfeitar a sua Páscoa. E este coelho de feltro com MOLDE EXCLUSIVO para vocês.

Bjs e daqui a pouco eu volto...

- - -

Compartilhar