8 dicas para decorar a sua casa

1. oikos
O termo ecologia deriva do grego oikos ( que significa casa ) & logos ( que significa estudo ). Literalmente, ecologia é o estudo da casa, essa casa redonda e que flutua, planeta TERRA, que nos oferece ar, água, luz e seres vivos.
DICA - A sua casa é o lugar onde você habita neste PLANETA.



2. casa
A sua casa te protege do mau tempo, nela se reúne a sua família, nela você repousa nas noites estreladas, nela você cozinha o seu alimento. Ela te abriga. Tudo o que você possui está dentro dela. Você é a sua casa.
DICA - A sua casa é o reflexo de você.

3. harmonia
Harmonia é um sentimento que quando você tem dentro de você ele escapole e faz um monte de coisas bonitas ao seu redor. Faz você comer coisas saudáveis que vão te fazer bem e não vão deixar você ficar doente, faz você querer cuidar de tudo o que está a sua volta e possuir somente o necessário, faz você contribuir para poupar os recursos naturais do planeta.
DICA - Santo de casa faz milagre.


foto Rosa Freitas

4. intuição
Intuição é uma faculdade esotérica que uma glândula dentro do nosso cérebro faz a gente ter, e que os cientistas não sabem ainda explicar direito o que é... Ahn, ahn, ahn, deixa eu começar de novo: intuição é uma vozinha que tem dentro de você e te faz ver coisas mágicas. Siga a sua intuição, conversa com você mesma e decore a sua casa. Se duvidar, pesquise. Pode errar, ? Depois a gente conserta.
DICA - Se não der certo tenta de novo!!!

5. cores e texturas
Se o mundo fosse preto e branco seria chato né? Escolha as cores que te fazem bem, forme uma paleta de cores e não tenha medo de colocá-las pela sua casa. Observe os seus objetos, descubra os elementos que mais dizem sobre você: planta, pedra, madeira, metal, vidro.
Para ter harmonia na decoração da casa é preciso que você corte todos os excessos, bagulhos, amontoados, coisas que você não usa mais. Fique com o que realmente interessa e os arrume harmoniosamente em todos os cômodos da sua casa. Na sala, lugar de receber, no quarto, lugar de repousar, na cozinha, onde a magia acontece. Arrume todos os ambientes até alcançar a sua harmonia. Encha a sua vida de cores e texturas.
DICA - Seja você mesma.


tribos do Rio Ommo - Etiópia

6. ninhos
O ninho é a casa do passarinho. E eu adoro criar "ninhos" dentro da minha casa. Eu explico... Experimenta juntar objetos em uma bandeja, em cima da mesa, na parede, em um cantinho da cozinha, criando ninhos de bons sentimentos que toda vez que você olhar vai te trazer uma boa sensação. Pode ser um ninho de amigos, com fotos de seus amigos pregadas em um mural, ou um ninho dos antepassados, com fotos antigas de nossos antepassados agrupadas em cima de uma prateleira, ou um ninho de brinquedos, com brinquedos lindos arrumadinhos em cima da mesa de estudos.
DICA - Crie espaços que tragam bons sentimentos.




7. objetos
Não adianta comprar um sofá de 10.000 reais se não tiver uma criança para por uma bolinha de meleca debaixo dele. Casa tem que ter vida, mesa generosa, amigos sorrindo e momentos de extrema solidão. Os móveis tem que ser usáveis, podem ter estilos diferentes, ser de várias épocas: modernos, antigos, com a cara do dono. Os objetos tem que ter utilidade. Vale reciclar, pintar de novo, mudar de lugar todas as vezes que você quiser, reinventar.
DICA - Não usa passa adiante ou transforma.

8. luz
- Menina, fecha a janela porque o sol está entrando...
Devia ser o contrário... Sabe aquela nesguinha de sol que entra pela janela? Faz milagres. Encha a sua casa de raios de sol e de lua. Observe como eles interagem com os espaços. Procure criar oportunidades para a luz: experimente apagar a luz da sua sala e deixar que apenas um abajour ilumine o ambiente. Fica mágico, não é?
DICA - Use a luz para criar climas na sua casa, igual se faz em cinema.


+ + +
Ui, tenho que ir... Passei a tarde escrevendo esta postagem e tem um monte de e-mail de trabalho na minha caixa postal que eu tenho que respondeeeer.  Inté...


( * ) Duas blogueiras me inspiraram nesta postagem, por suas publicações no Facebook esta semana: a Silvia e a Isabela ( que compartilhou este vídeo ). Thanks girls...

( ** ) A Jaci me escreveu contando que a exposição foi um sucesso, e que uma fã do Tessituras apareceu por lá, e outra fã do Tessituras se matriculou no curso de bordado. Genial, né? Eu aqui na minha roça e vocês aproveitando minhas dicas aí em SAMPAAA... ( #invejinhaboa ).


- - -
Gostou? Então compartilha...


Compartilhar