11 abril 2006

Ponto reto e ponto atrás


Uma vez fiz uma aula de bordado, e a professora me ensinou que um bordado bem feito a gente identifica pelo lado avesso: aí é que se vê se os pontos foram bem executados. No caso do ponto atrás, ele é muito útil para fazermos aquela costura cheinha, precisa. Com ele, sempre sabemos aonde vamos chegar, como podemos ver aí na foto do trabalho da Mangetsu.

ponto atras

Já o ponto reto, pode ser utilizado mais livremente, mas nunca deixe de seguir as instruções do ponto. Dá só uma olhada nestes corações da Soffia:


Ela empregou o ponto nos corações do centro do trabalho. Procure enfiar a agulha do jeito que é mostrado no desenho, pois se enfiarmos para cima-para baixo-para cima-para baixo o ponto não sai tão preciso.

ponto reto
Outra coisa é que se você vai fazer uma costura próxima ao final de seu trabalho, não precisa cortar a linha e dar outro nozinho, começando tudo de novo. Pelo avesso do trabalho, passe a linha pela costura anterior e vá até o ponto em que você quer recomeçar. Pronto.
Para quem já esta treinando fazendo os bonequinhos de dedo, agora só falta comprar o estofo para fazermos outros bonequinhos. Além dos flocos de espuma e da manta acrílica, eu gosto de trabalhar com o plumite, um material bem soft e agradável.

Fiz estes bonecos para meus filhotes, semana que vem vou colocar o molde para vocês fazerem download. Isto é, se vocês quiserem...

31 comentários:

  1. Anônimo11/4/06

    Claaaaaaaaaro que eu quero!!!!
    São fofíssimos...........
    Beijos Carla

    ResponderExcluir
  2. Que bichinhos mais lindos!

    ResponderExcluir
  3. gostei dos bichinhosssssss!
    são engraçadinhos!!!!
    quero molde sim...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu quero! Eu quero! eu quero!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa
    Já fiz os meus .
    Passa lá e da uma olhada
    Te aguardo
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea,

    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bel,

    são facílimos de fazer, aguarde os moldes para download!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Miriam,

    pode deixar que mesmo um pouco atrapalhada em gerar arquivos PDF vou conseguir publicar os moldes...
    Bjs Rosa

    ResponderExcluir
  9. Oi Elê,

    vou publicar... E se arrumar tempo, vou publicar uns moldes de fantoches que eu também fiz...

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Ai Andrea,

    os seus ficaram liiiiiiiiiindos! Parabéns!
    Eu sou como você, também desenho os meus bichinhos.

    Bjs Rosa

    ResponderExcluir
  11. Lindos os seus trbalhos!
    Parabéns.
    Bjs
    Giovana

    ResponderExcluir
  12. Rosa, que vontade de os fazer...Mas tenho tanta coisa começada!!
    Bjitos

    ResponderExcluir
  13. oi Giovana,

    linda a sua bolsinha para celular, tão mimosa...
    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,

    eu também estou com a minha cestinha de tricô cheia de trabalhos para terminar rs rs rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Rosa .
    Obrigado pela visita e pelos elogios...Também adorei os bichinhos .Neste feriado vou desenhar outros ...ando com ideias na cabeça...espantalho, ovelha, sereia...:D
    Segui o seu conselho e mudei o modelo do blog, ficou mais leve.
    Passei tabém para lhe desejar uma feliz Pàscoa
    beijocas
    Andréa

    ResponderExcluir
  16. Passeandop/web encontrei esse blog www.anabelgp.blogspot.com ,ñ sei se vc já conhece, achei a sua carinha...

    bjs

    www.agulhasmagicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Michelle16/4/06

    Oi Rosa,

    Adorei as dicas para trabalhar com feltro. Me animei tanto que comprei 10 pedaços de feltro para começar a trabalhar. Meu único problema ainda é saber qual linha seria melhor para costurar e fazer estes bordados no feltro. Linha de costura normal? ou uma linha mais grossa? O que vc indicaria? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Você é demais Rosa... me fez trabalhar no feriado!!!!! E foi booommmmm!!!!!! Vou fotografar e postar! bjss

    ResponderExcluir
  19. Muito boas as suas dicas de bordar!
    Eu confesso que não sou muito boa não, mas estou começando a treinar um pouquinho... É legal o feltro né? Porque disfarça bem e por não desfiar, dá pra abusar um bocado.
    Adoro suas criações!
    beijinhos!
    gil

    ResponderExcluir
  20. Menina Roooosa! Teu blog é lindo!!!! Tou apaixona e já vou colocar um link no meu. Eu sou artesã. Faço bordado, crochet... Procurando uma receita para fazer rosinhas de crochet pra aplicar no meu obi, encontrei esse blog lindo! Um grande abraço e parabéns, viu?

    ResponderExcluir
  21. Oi Andrea,

    estão muuuuuuuuuuuuuuito fofos os seus bonequinhos, vou colocar o link na próxima postagem. O blog ficou muito mais lindo também, fico feliz em ter podido te ajudar...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Mone,

    adoooooooorei o link!!! Muito fofo você ter me passado o link, obrigado... Quando descobrir mais coisas, passa para mim!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Michele,

    que bom que você se animou a trabalhar com feltro! Eu gosto de usar linha para bordado, aquelas naquele carretelzinho. Não gosto muito de usar meadas, pois me enrolo toda!

    Bjão, depois me manda fotos de seus trabalhos!

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh, Michele,

    quando quero fazer uma costura beeeeem suave no feltro, daquela que o ponto fica pequenininho e quase não dá para ver, uso linha de costura da mesma cor do tecido.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi elô,

    vou dar uma conferida lá no Pedaço de Amor. Estou louca para ver...

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Gil,

    trabalhar com feltro é o primeiro passo para trabalhar com costura!
    O único problema com o feltro é que se ele não for de boa qualidade, a tendência é ele "embolotar", ou seja, formar uns chumacinhos de fibras...

    Bjos

    ResponderExcluir
  27. Oi Leela,

    bem vinda a este blog de quem não para de fazer coisas com as mãos...

    Bjão e divirta-se.
    Depois bota no seu blog a foto de seus trabalhos!!!

    ResponderExcluir
  28. foi preciso atravessar o atlântico para encontrar uns corações em feltro muito semelhantes aos meus...ADOREI

    ResponderExcluir
  29. Olá!!!
    Que trabalhos lindo!!!~
    Adorei beijinhosss

    ResponderExcluir
  30. Nooosa to apaixonada por feltros! deixa pintar uma graninha que vou correndo comprar! se pode me dar uma dica de onde comprar mais barato aqui no Rio? Obrigada***katu**Ah faça uma visita ao meu blog:http://asadefada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá Rosa!!! Td bem com vc???
    OLha eu sempre vinha por aqui ver alguns moldes e essas coisas linnnnnndas que vc tem. Mas agora que tenho meu blog, estava revendo os meus favoritos, e fiz questão de vir aqui te adicionar e deixar esse recadinho. Eu faço brinquedos pedagógicos e cada moldesinho cada desenho sempre ajuda na inspiração.
    Seu blog é um show!!! Parabéns e Obrigada.
    Bjus
    Jú Tofolli
    http://brinquedodepano.blogspot.com

    ResponderExcluir