31 maio 2006

Novidade...

Quem me conhece do Tessituras sabe que estou sempre inventando. E publicando soluções criativas para tornar nossa vida mais interessante.
Pois é, depois de tanto tempo blogando, resolvi unir o útil ao agradável e organizar a minha extensa coleção de links para divertir meus três filhotes neste novo blog, o Travessuras. Um blog para quem sempre está interessado em dar um upload na educação dos miúdos. Um blog para mães criativas e também para pais, avós, madrinhas, tios, tias, sobrinhas e para todo mundo que ainda tem uma criança dentro de si.
Todo mês você vai encontrar sugestões simples e criativas para divertir a criançada. Participe, divulgue e dê sugestões! Você será muito bem vindo.

Beijos e semana que vem tem mais novidades aqui no Tessituras.

24 maio 2006

Cachequinho

cachecol receita trico

Adoro cachecol. Mas chega uma hora que incomoda ficar enrolando aquelas pontas que teimam em cair toda hora. Por isso inventei meu cachequinho. É um cachecol pequenininho, a conta certa para você amarrar no pescoço sem sobras, dando um arremate super charmoso nestes tempos de friozinho. Na verdade nada mais é que um cachecol menor e sem franjas. A bossa é na hora de amarrar: dobra-se no meio, coloca-se no pescoço e passa-se as pontas pela dobra. Fica como um nozinho, mas é bem folgado e dá para regular. Tá bom, sei que muitas tricoteiras já tinham pensado nisso antes! Mas fica aqui a receita do meu... cachequinho:

Lã Marrakesh (por falar nisso, acabou meu estoque!), agulhas 4,5. 26 pts na agulha, fazer * 2 tricô, 2 meia* 2 tricô. Avesso todo em tricô. Tricotar mais ou menos 1,20 m. Fácil, né?

18 maio 2006

Flores de papel



Faço sempre lá em casa, adoro. Trazem uma enorme alegria para o ambiente, tem uma certa durabilidade e são sempre bem vindas como um mimo de última hora. Esta da foto é a tradicional flor de papel mexicana, muito usada em festas populares.
Para fazer, coloque umas 4 folhas de papel colorido (de preferência papel de seda) e dobre-as conforme a figura abaixo:




Agora corte as bordas do papel. É este o corte que vai dar a forma arredondada às pétalas.



Amarre o centro da flor com um arame ou outro material (a da foto é amarrada com aquele arame de limpar cachimbos).



Solte as pétalas, abrindo-as delicadamente. Pronto!



Não é facílimo? Experimente fazer um buquê BEM colorido!
Bjs e até a próxima postagem.

09 maio 2006

Flores de feltro


Não estão lindas estas flores? Costuradas delicadamente pétala por pétala, ou simplesmente coladas ao fundo. Repare nos detalhes: os pistilos, as dobraduras, as cores, as texturas. E este botãozinho de rosa? Imagine um montão deles formando um raminho. Ou enfeitando um arquinho? É muuuuuuuuuito fácil revestir um arco de cabelo apenas com um pedaço de feltro e o ponto de alinhavo (sacou?). Dá para aplicar também em roupas, gorros, mantas, cachecóis, almofadas, colares, prendedores, e onde mais você imaginar.


A montagem das flores é bem fácil, basta observar as fotos com bastante atenção. O molde destas florzinhas? Coloquei todos eles aqui para vocês. E ainda encontrei outra flor super fácil de fazer, com um tutorial ótimo, neste blog.



Já estou elaborando meu próximo projeto em feltro, estes gatinhos aí da foto. Aguardem novidades... e um feliz dia das mães para todas nós, que somos mães e também filhas! Bjs