Eu acredito em Bruxas



No início da Idade Média ainda existiam pequenos grupos de camponeses que viviam em sociedades matriarcais, e que cultuavam divindades ligadas à natureza. Acontece que isto ia contra as rígidas normas impostas pela Igreja Católica e pelos governos autoritários da época e neste ambiente, surgem as bruxas tal qual a conhecemos.

A idéia que temos da bruxa como uma mulher velha e vestida de preto, que praticava cultos demoníacos, voava em vassouras e bebia sangue de criancinhas é resultado desta visão restrita, criada a partir da caça as bruxas, uma perseguição política e social que condenou e levou a fogueira centenas de hereges, ou seja, aqueles que não concordavam com a nova ordem imposta pela Igreja.

Se analisarmos por outro lado, as bruxas são mulheres que lutaram pela liberdade de expressão, que tinham conhecimentos profundos dos ciclos da natureza, do plantio da terra, da medicina natural, de sua sexualidade. E que durante 300 anos foram perseguidas e queimadas vivas na fogueira como hereges.




Hoje se comemora o dia das bruxas. A origem pagã deste dia tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, o festival em que se comemorava o fim do ano velho e o começo do ano novo e, principalmente, o início do inverno. Todos iam para as aldeias comemorar, e era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.

* * *

Então! Nesse dia das bruxas temos mesmo é que celebrar o que ainda nos resta de intuitivo, de conhecimentos esquecidos de nossos antepassados, mais conectados com as leis da natureza e com o fazer, medicar, acarinhar. 

Vale dar uma pausa nesta nossa atribulada vida urbana, estressada, tão distante da natureza e nos reconectarmos com essas mulheres que perderam a vida lutando por um mundo mais intuitivo.


* * *

Se pensarmos que bruxa faz magia, e que magia nada mais é que transformação, transforme um pedacinho do seu dia fazendo um delicioso bolo de frutas, compartilhando uma receita de família, ou dando um telefonema para uma mulher que te inspira muito, só para dizer o quanto ela é importante para você! 

Tá bom, eu não acredito em bruxas, mas que elas existem... existem!

;)


(*)
Inté! 
Até a próxima postagem!