20 junho 2007

Flor de papel crepon

Se tem uma coisa que eu adooooooooro é trabalhar com papel crepon. Tenho sempre uns rolos coloridos bem guardados, no fundo de minha gaveta, e quando quero dar uma levantada no astral da casa, pego minha tesoura e o papel e desando a fazer invencionices com meus rolos.

Mês que vem vou fazer um Arraial aqui em casa, com direito a grupo de forró de pé de serra e tudo o mais. E já comecei a preparar meus adereços para decorar a festança. Desencavei a receita destas flores de papel que EU MESMA INVENTEI, há muitos anos atrás, e que fazem o MAAAAIOR sucesso aqui em casa e vou ensinar para vocês. Assim fica todo mundo com a casa florida, e ainda vai lembrar de mim quando elogiarem tamanha belezura...




Para fazer estas flores, antes de tudo, você tem que saber comprar o papel crepon. O melhor deles é o papel encerado, mais durinho, com cores mais vivas e mais fácil de trabalhar. Para comprar o papel, vá em uma boa casa de artigos para festas, assim você vai encontrar mais variedade. Não precisa comprar aquele rolão, que o papel é mais duro. Compre o rolo de tamanho comum.

Escolha as cores que você vai trabalhar: como há muita variedade, as vezes você se confunde. E como esta flor é grande, tenha em mente que com cada rolo de papel você vai fazer 4 flores. Prepare sua máquina costura e vamos lá...

1. Desenrole todo o rolo de papel crepon e corte-o em dois.

flor de papel crepon tutorial

2. Corte os dois pedaços ao meio, ficando assim com 4 tiras de papel.

flor de papel crepon tutorial

3. Dobre as tiras ao meio e passe a máquina de costura na base da flor. Atenção: regule a sua máquina para ela fazer o ponto franzido. Na minha, eu coloco o maior tamanho de ponto com a maior tensão da linha. Preste atenção para fazer a dobra pelo lado direito do papel, deixando o avesso por dentro. Assim fica mais fácil armar a flor.



Pronto: agora é só enrolar e colar a flor com cola quente numa haste de bambu. Pode ser de espeto para churrasco ou de armação de pipa, mais fino e mais longo.

- - -


Para quem não tem máquina de costura, não fica triste não. Qualquer um pode fazer estes festões de florzinha, outra receita que inventei. Basta observar a foto com atenção: com o rolo ainda dobrado, desenhe a florzinha que você quer cortar. Repare que você não pode cortar os lados, senão ela não vai ficar ligada as outras. Depois é só cortar e desdobrar cuidadosamente. Você não tem idéia como ficam lindos estes festões coloridos pendurados pelos cantos da casa...

***

Já está confirmado: vai se chamar Sofia minha nova sobrinha. E por causa disto, já marquei uma visitinha adivinha para quem? tia Sarah Maria. Poooooooortanto, muita atenção, aguardem que em breve publicarei novas receitas de casacos e sapatinhos de tricô e crochê. Vou ver até se a Fafá me dá uma força e faz um novo vídeo para o Tessituras Channel (Fala sééééério!!! Nunca vi canal do You Tube que só passa o mesmo filme)...

***

Está ansiosa pelas novas receitas de tricô e crochê?
Então enquanto eu não publico curta o novo blog que a nossa queridíssima e feríssima nas agulhas Solange publicou só com as receitas do Mon Tricot. Está de arrasar...

***

Conhece alguma receita de festa junina?
Então manda pra mim porque eu estou percisandooooooo...

16 comentários:

  1. Oi Rosa!
    Seu blog de tão gostoso me inspirou! Agora também fiz um..........

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/6/07

    Querida Rosa:

    A gente não tem sapato, mas gosta de um arrasta pé!
    Espero que a festança seja ótima, adorei o "festão" de flores, vou providenciar pró arraial aqui de casa.
    Beijos.

    Judy

    ResponderExcluir
  3. Oi! Vou usar a idéia do "festão" pra festinha junina aqui da minha família!
    Valeu pela dica hehe.

    Seu blog está muito legal! Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa boa Rosa, lembrei da época em que eu era estágia de educação artística e a professora ensinou os alunos uns festões parecidos com esse seu para enfeitar o páteo da escola.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/6/07

    Adorei a idéia dos festões...
    Vou aderir também.

    Vera - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Obaaaaa!

    Mais uma blogueira na blogosfera!
    Bem vinda...

    Bjs Rosa

    ResponderExcluir
  7. Oi Judy!

    Adoooooooooooooorei muito as receitas que você me enviou!

    Beijão Rosa

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela,

    esse festão fica um arraso!

    Bjs Rosa

    ResponderExcluir
  9. Oi Vê,

    que bom que você reconheceu os festões!

    Bjokas Rosa

    ResponderExcluir
  10. Oi Vera,

    e vai fazer o maior sucesso!

    Bjokas Rosa

    ResponderExcluir
  11. Anônimo30/4/08

    não diz o que se faz

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu praticou outro tipo de trabalho manual, estou confecionando um aeromodelo em madeira balsa e estou precisando MUITO encontrar papel encerado, moro no RJ e NÃO ENCONTRO EM LUGAR NENHUM, pelo menos não com esse nome. Se alguém puder me ajudar, ficaria imensamente grato.

    Rico

    ResponderExcluir
  13. Oi Rosa!
    Fiz o seu festao de flores para a minha festa de reveillon! Até pus a foto da decoraçao no Blog...
    obrigada pela sua ajuda!
    beijos

    http://aquinameuse.blogspot.com/2009/01/jantar-em-casa.html

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/6/10

    Olá Rosa!

    Como é bom encontrar um blog tão bacana como o seu. Obrigada por dividir ideias tão boas! Beijos Nadja

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

    ResponderExcluir
  16. tambem gosto de artes.....visitem meu blog.....artesanatodiversos-pinho.bogspot.com

    ResponderExcluir