Ponto reto e ponto atrás


Uma vez fiz uma aula de bordado, e a professora me ensinou que um bordado bem feito a gente identifica pelo lado avesso: aí é que se vê se os pontos foram bem executados. No caso do ponto atrás, ele é muito útil para fazermos aquela costura cheinha, precisa. Com ele, sempre sabemos aonde vamos chegar, como podemos ver aí na foto do trabalho da Mangetsu.

ponto atras

Já o ponto reto, pode ser utilizado mais livremente, mas nunca deixe de seguir as instruções do ponto. Dá só uma olhada nestes corações da Soffia:


Ela empregou o ponto nos corações do centro do trabalho. Procure enfiar a agulha do jeito que é mostrado no desenho, pois se enfiarmos para cima-para baixo-para cima-para baixo o ponto não sai tão preciso.

ponto reto
Outra coisa é que se você vai fazer uma costura próxima ao final de seu trabalho, não precisa cortar a linha e dar outro nozinho, começando tudo de novo. Pelo avesso do trabalho, passe a linha pela costura anterior e vá até o ponto em que você quer recomeçar. Pronto.
Para quem já esta treinando fazendo os bonequinhos de dedo, agora só falta comprar o estofo para fazermos outros bonequinhos. Além dos flocos de espuma e da manta acrílica, eu gosto de trabalhar com o plumite, um material bem soft e agradável.

Fiz estes bonecos para meus filhotes, semana que vem vou colocar o molde para vocês fazerem download. Isto é, se vocês quiserem...